Entre em contato:
Telefone da Network Energy (11) 4970-3608
Whatsapp da Network Energy (11) 98299-6387
E-mail:
Email da Network Energy comercial@networkenergy.com.br
HOME
QUEM SOMOS
SERVIÇOS
PRODUTOS
BLOG
CONTATO

Ar condicionado de precisão e suas vantagens

Um data center é um ambiente crítico que necessita estar sempre em bom funcionamento, garantindo a operação da empresa. Por conter diferentes e numerosos equipamentos eletrônicos, precisa ter sua temperatura controlada rigorosamente, assim como a umidade do ar, e nesta hora o ar condicionado de precisão é a melhor pedida.

Ideal para ambientes com operações críticas, ele permite um controle preciso da temperatura, e se diferencia do ar condicionado split, ou de conforto, de diversas maneiras.

Além de manter o ambiente funcionando nas condições adequadas, ele pode aumentar a eficiência energética do data center.

Um data center é o centro de processamento de dados de uma empresa, é um ambiente projetado especialmente para abrigar computadores, servidores, roteadores, Nobreaks, e diversos outros equipamentos eletrônicos que garantem o funcionamento de organizações que não podem ter suas operações interrompidas.

É um ambiente de extrema importância e sensibilidade.

Continue a leitura e saiba mais sobre o funcionamento do ar condicionado de precisão e como ele opera nestes locais.

Ar condicionado de precisão e suas vantagens: imagem de um datacenter.

Diferenças entre ar condicionado de precisão e de conforto

O ar condicionado convencional, conhecido também como split ou ar condicionado de conforto, foi projetado para operar por um período limitado de tempo, proporcionando um ambiente agradável àqueles que o ocupam. Sua atividade, além de refrigerar o local, retira umidade do ar, produzida naturalmente por todos os seres vivos.

Assim, quando este tipo de equipamento é utilizado para manutenção da temperatura de ambientes críticos, que exigem controle 24 horas por dia durante 7 dias na semana, pode apresentar defeitos, necessidade de manutenção com maior frequência e provocar um consumo maior de energia. Tudo isso pode ser provocado pela operação ininterrupta.

Já o ar condicionado de precisão foi projetado para funcionar o tempo todo, proporcionando alto controle de umidade e temperatura, além de precisar de menos manutenção. É o mais recomendado para data centers, centrais de telefonia, laboratórios, etc.

Como o data center deve estar sempre em boas condições e ser operado somente por pessoas especializadas para não comprometer seu funcionamento, ter um equipamento que precise de muita manutenção e troca de peças pode ser prejudicial.

Além disso, em tais ambientes qualquer variação quanto a temperatura e umidade pode provocar danos ao funcionamento de todo o sistema, daí a necessidade de controlar estes fatores rigorosamente.

Eficiência energética do ar condicionado de precisão

O ar condicionado de precisão pode ajudar a melhorar a eficiência energética das empresas.

O termo se refere a medidas tomadas para utilizar de forma eficiente a energia, sem gerar desperdícios. Não é sinônimo de economizar, e sim de um melhor aproveitamento do recurso para a realização de uma atividade sem comprometê-la.

Ar condicionado de precisão e suas vantagens: datacenter bem planejado.

Todo sistema eletrônico gera calor, mas os que compõem um data center, ao atingirem a temperatura limite, paralisam suas atividades e podem sofrer grandes danos.

Um data center fora de funcionamento compromete todas as operações de uma empresa, sendo esta submetida a grande prejuízo financeiro e também de reputação por comprometer a entrega aos clientes.

O tipo de umidade gerada em um data center, no entanto, é diferente da umidade de um ambiente onde muitas pessoas circulam. Assim, a energia utilizada para esta atividade deve ser apropriada.

O ar adequado para cada tipo de ambiente minimiza o gasto energético com atividades desnecessárias.

O ar condicionado de precisão monitora os fatores temperatura e umidade a todo momento, provocando mudanças rápidas em tais condições quando necessário, garantindo o funcionamento do data center.

Um ambiente adequado preserva a vida útil dos equipamentos, mantém sua capacidade de funcionamento e diminui a quantidade de paradas não programadas.

Projeto elétrico especializado

Um projeto elétrico adequado é uma das melhores formas de assegurar que o sistema de ar condicionado de precisão será instalado da forma correta e com a capacidade que o data center precisa.

O projeto elétrico considera todos os equipamentos que serão instalados e usados ao mesmo tempo, sua voltagem, tomadas, entre outros fatores, para que tudo funcione corretamente. Também evita que os aparelhos precisem de manutenção ou sofram danos permanentes.

A Network Energy conta com uma equipe competente e especializada para fazer seu projeto elétrico e fornecer manutenções preventivas para seu data center.

Escolha cuidadosamente o sistema de ar condicionado de precisão de seu data center. Também é fundamental contar com uma equipe especialista no assunto para garantir a instalação correta para evitar prejuízos e dores de cabeça.




Logo da Network Energy