Entre em contato:
Telefone da Network Energy (11) 4970-3608
Whatsapp da Network Energy (11) 98299-6387
E-mail:
Email da Network Energy comercial@networkenergy.com.br
HOME
QUEM SOMOS
SERVIÇOS
PRODUTOS
BLOG
CONTATO

Conheça as principais causas de downtime em data centers

A produtividade e funcionamento de uma empresa não dependem somente dos funcionários. As condições ambientais e cuidados com os equipamentos utilizados também são fatores determinantes. Isto porque condições inadequadas e a falta de manutenção, por exemplo, podem levar a falhas e paralisação, como o downtime. As causas de downtime são várias, mas todas podem ser prevenidas.

A gestão e manutenção dos equipamentos eletrônicos garante que a empresa tenha uma rotina de operação estável, livre de paradas repentinas causadas por falhas ou danos em tais aparelhos.

Principais causas de downtime em data centers: profissional avaliando falhas.

A estas falhas e interrupções dá-se o nome de downtime. Conheça as principais causas de downtime e como evitá-las.

Downtime em data centers

O tempo que um sistema fica inativo, lento ou apresenta falhas, não realizando o serviço que se espera, é o que se chama de downtime. Também conhecido como parada inesperada ou queda.

Já um data center é um centro de processamento de dados, ambiente projetado para abrigar os equipamentos de uma empresa ou organização de forma segura, como servidores, roteadores, switches e nobreaks. Ele também mantém toda essa estrutura funcionando.

Como a tecnologia de ponta deixou de ser um diferencial para virar regra no setor empresarial, o pleno funcionamento destes centros é de extrema importância. Toda organização possui computadores e equipamentos eletrônicos, que armazenam grande quantidade de dados. Portanto, um downtime em um data center pode prejudicar gravemente a empresa.

Uma parada inesperada compromete as operações, diminui ou interrompe o ritmo de trabalho e afeta as entregas para os clientes finais.

Ainda, o problema também pode causar a perda de dados, algo potencialmente perigoso. Por isso, é importante saber quais as principais causas de downtime em data centers e como evitá-las.

Temperatura interna

A temperatura de um data center é fator primordial para manter seu funcionamento correto. Eles geram grande quantidade de calor, portanto é preciso um bom sistema de circulação de ar resfriado e manutenção da temperatura para garantir que o calor não danifique nenhum componente.

Falta de manutenção

A gestão incorreta dos equipamentos e falta de manutenção preventiva pode gerar falhas inesperadas que precisam de correção emergencial, evitando que a parada se prolongue e os prejuízos financeiros, aumentem.

Principais causas de downtime em data centers: sala de computadores.

A realização de manutenções preventivas, periódicas, previne defeitos, uma vez que com elas é possível se antecipar a qualquer falha do sistema e substituir peças e equipamentos de forma ordenada e programada, sem prejudicar as operações e outros aparelhos eletrônicos.

Falta de atualização do hardware

Dispositivos antigos podem comprometer a estrutura de um data center, causando downtime. Por isso, é importante programar as substituições de equipamentos para modernizar o data center, fazendo com que ele acompanhe também a evolução da empresa.

Assim, o trabalho realizado e os dados armazenados estarão sempre seguros.

Falhas no sistema elétrico

A preocupação com os equipamentos de TI é de extrema importância, no entanto, a grande maioria deles depende de um sistema elétrico em pleno funcionamento, o que não pode ser ignorado.

A correta instalação de fios e cabos, de acordo com as normas vigentes, e constante monitoramento garantem que o data center não seja prejudicado pela intermitência da rede elétrica, parada completa ou problemas que possam danificar completamente os aparelhos eletrônicos do data center. Além disso, garante a segurança do ambiente de trabalho.

Data centers normalmente contam com nobreaks e geradores que, em caso de falha da rede elétrica, entram em ação para que os equipamentos continuem recebendo energia. Porém, em caso de falta de manutenção, eles também podem falhar.

Do sistema elétrico também dependem o de circulação de ar e refrigeração, além dos sistemas de segurança. Portanto, esta é uma parte que merece atenção especial. A realização de manutenções preventivas também pode antecipar problemas com a rede elétrica.

Controle de acesso inadequado

É importante restringir o acesso a um data center para que erros humanos não causem downtime.

Controle biométrico de entrada ou por cartões de acesso são algumas das maneiras de garantir que somente pessoas autorizadas e especializadas tenham acesso a estrutura.

As causas de downtime em data centers são diversas, mas todas podem ser prevenidas com a correta manutenção, monitoramento e existência de sistemas de emergência.

Ter uma equipe especializada que saiba como proceder corretamente é fundamental para manter as operações em funcionamento, preservando a integridade dos equipamentos e, é claro, das pessoas.




Logo da Network Energy