Entre em contato:
Telefone da Network Energy (11) 4970-3608
Whatsapp da Network Energy (11) 98299-6387
E-mail:
Email da Network Energy comercial@networkenergy.com.br
HOME
QUEM SOMOS
SERVIÇOS
PRODUTOS
BLOG
CONTATO

Manutenção de Nobreaks: prevenção e periodicidade

A expressão “é melhor prevenir do que remediar” se tornou um clichê por um motivo: ela é verdadeira e pode ser aplicada a várias situações. Quando se trata de equipamentos eletrônicos, a prevenção é ainda mais necessária, pois o conserto pode ser mais caro e mais demorado. E quando o assunto é o material eletrônico de uma empresa, manutenção de Nobreaks é uma das prevenções mais importantes.

Quedas bruscas e oscilações de energia podem causar uma série de danos aos aparelhos, e quando acontecem em uma empresa podem significar também atraso na entrega das demandas e perda de trabalho já realizado. Por isso, a importância de realizar a manutenção de Nobreaks de pequenas empresas a grande indústrias.

Manutenção de Nobreaks: prevenção e periodicidade: técnico avaliando Nobreak.

O que é um Nobreak?

Primeiro, é necessário conceituar o que é este equipamento. Ele é uma fonte ininterrupta de energia alimentado por uma bateria, que mantém os equipamentos eletrônicos funcionando em caso de oscilação da voltagem ou queda, além de regular a voltagem e pureza da eletrecidade que chega aos aparelhos.

A manutenção de Nobreaks garante que uma organização não sofra as consequências de um apagão, por exemplo, ou de oscilações de energia, que podem danificar os eletrônicos, diminuindo sua vida útil ou até mesmo queimando-os, dependendo da intensidade.

Problemas comuns neste tipo de equipamento podem vir em decorrência de aquecimento, vida útil ou vazamento dos materiais que ficam em seu interior. Fatores ambientais, como temperatura e acúmulo de poeira, também podem acarretar problemas.

Existem três tipos de manutenção que podem ser realizados: preventiva, preditiva e corretiva. Saiba quais as diferenças entre cada uma delas:

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva, que ocorre com uma certa periodicidade e tem atividades programadas, é a mais recomendada. Ela tem o objetivo de evitar falhas e paralisação nas operações por meio da identificação de possíveis problemas futuros.

O recomendado é que ela aconteça, no máximo, de 4 em 4 meses. Este período pode variar de acordo com a necessidade do seu sistema. O ideal é consultar a Network Energy para elaborar um planejamento de acordo com sua necessidade.

A prevenção permite verificar questões como a vida útil da bateria do equipamento, que varia de 3 a 5 anos, e se ele ainda atende às necessidades de sua empresa, certificando-se de que ele cumpra sua função com eficiência.

Manutenção de Nobreaks: profissional avaliando energia eletríca dentro da empresa.

A continuidade da rotina de trabalho de sua empresa e aumento da durabilidade do Nobreak são outros benefícios da prevenção.

Outra vantagem da manutenção preventiva de Nobreaks é a financeira, uma vez que trocar equipamentos e peças danificados ou perdidos pode sair mais caro do que realizar pequenos reparos ou apenas manutenção ao longo do tempo.

Além disso, realizar este tipo de manutenção protege o Nobreak e também o restante dos equipamentos, pois em caso de falha, ele deixa de regular a qualidade da energia que chega aos eletrônicos, podendo provocar danos e até perda dos aparelhos. Para certos setores, como da saúde e indústrias, este é um quesito fundamental.

A previsão de custos também é outra vantagem, uma vez que a manutenção preventiva permite o planejamento de troca das baterias e outros procedimentos necessários, evitando também a paralisação completa de suas operações.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva acontece quando o equipamento demonstra sinais de que é preciso intervir. Nobreaks emitem alertas quando é necessário realizar a troca de suas baterias, por exemplo.

Este tipo de manutenção também permite monitorar os equipamentos, verificando seu desempenho por meio da coleta de dados.

Manutenção corretiva

Ela acontece somente quando um equipamento apresenta falhas ou já está quebrado. Normalmente, vem acompanhada de paralisação repentina da rotina de trabalho, que, dependendo da extensão dos danos, pode ser longa.

A correção tende a ser consequência da falta de manutenção preventiva e preditiva. Este é o tipo mais caro de manutenção, pois muitas vezes envolve a aquisição de novas peças ou equipamentos inteiros, além de provocar atrasos na produção devido a indisponibilidade ou defeito em equipamentos.

Não deixe para depois a manutenção preventiva de Nobreaks em sua empresa, fazendo com que ela se torne uma correção!

Agora que você já sabe da importância da prevenção, conheça os produtos e serviços da Network Energy para te auxiliar nos cuidados com os equipamentos eletrônicos da sua empresa.




Logo da Network Energy