Entre em contato:
Telefone da Network Energy (11) 4970-3608
Whatsapp da Network Energy (11) 98299-6387
E-mail:
Email da Network Energy comercial@networkenergy.com.br
HOME
QUEM SOMOS
SERVIÇOS
PRODUTOS
BLOG
CONTATO

Conheça os principais tipos de Nobreaks

A preservação de equipamentos eletrônicos deve ser uma preocupação das empresas, principalmente aquelas que dependem da obtenção e do armazenamento de dados. A utilização de nobreaks é uma forma de proteger computadores, servidores e outros equipamentos, mas é preciso conhecer os tipos de nobreaks para escolher o mais adequado e o que realmente irá proteger os aparelhos.

Para uma empresa, o dano aos equipamentos ou a perda deles significa a paralisação inesperada das operações, o que gera atraso em entregas e perda de lucro. Em alguns casos, pode até mesmo prejudicar a imagem da empresa perante o cliente. Por isso, este é um assunto importante e que merece atenção.

Os nobreaks são equipamentos encarregados de controlar a qualidade da energia que outros aparelhos recebem, protegendo-os da sobrecarga ou subcarga, variações e falta de energia, além de permitir que os aparelhos conectados a ele continuem funcionando em caso de queda inesperada da rede elétrica.

Alimentados por baterias internas, eles são divididos em 3 grupos:

  • linha off-line;
  • linha interativa;
  • e linha on-line.
Conheça os principais tipos de Nobreaks: imagem de vários nobreaks.

Conheça a diferença entre cada uma dessas linhas e quais as suas vantagens.

Linha Off-line

Este tipo de nobreak, também conhecido como standby, é facilmente encontrado no mercado. É o tipo mais comum e barato, uma linha formada por equipamentos de pequeno porte e é a mais indicada para residências.

O standby utiliza somente sua bateria e entra em ação apenas em caso de queda ou oscilação de energia, mantendo os equipamentos ligados a ele em atividade. Como é acionado somente em caso de blackout ou variação, há um curto período de tempo entre estas ocorrências e seu funcionamento.

A autonomia de sua bateria depende do modelo, da carga armazenada por ele e da carga do aparelho que ele alimenta.

No caso desta linha, a energia da rede elétrica vai diretamente para o equipamento ligado ao nobreak. Como não possui este tipo de filtro de qualidade da energia elétrica, podem acontecer problemas, como a diminuição da vida útil dos equipamentos.

É importante lembrar, também, que o nobreak é diferente de um estabilizador. Esse tipo de equipamento estabiliza a tensão da rede elétrica, evitando a sobrecarga dos aparelhos ligados a ele.

Linha Interativa

Os nobreaks da linha interativa são semelhantes aos off-line, mas possuem uma diferença: um regulador automático de voltagem ou AVR. Ele protege os equipamentos das oscilações de energia ao ajustar as flutuações que ocorrem na rede.

Ou seja, a energia da rede comercial passa por uma espécie de correção antes de chegar ao equipamento conectado ao nobreak, caso a corrente possa prejudicá-lo.

Porém, assim como a linha off-line, este modelo começa a alimentar os equipamentos conectados em caso de queda ou oscilação de energia da rede comercial. É indicado para residências e pequenos escritórios.

Linha On-line

Esta é a linha que possui os tipos de nobreaks mais completos e, consequentemente, de maior valor. Também conhecido como nobreak de dupla conversão, ele distribui aos equipamentos energia de qualidade e limpa, pois toda a energia da rede comercial passa por ele primeiro.

O nobreak de dupla conversão é indicado para equipamentos mais sensíveis, como servidores, e para empresas que possuem operações críticas, com necessidade de alimentação constante, como hospitais, call centers e bancos.

Além disso, como está sempre alimentando os aparelhos eletrônicos ligados a ele, não há tempo entre a queda de energia e a sua ativação. Assim, não há oscilação de energia.

Como escolher o tipo de nobreak

Para escolher a linha mais indicada para cada caso é preciso primeiramente analisar os itens que serão conectados ao nobreak, tanto a quantidade de elementos quanto a corrente que cada um deles precisa. Essa primeira análise determina qual a potência do nobreak a ser comprado.

O nobreak também é um equipamento elétrico. O mau uso dele pode diminuir sua vida útil e causar danos, sejam eles permanentes ou temporários.

Além das funcionalidades de cada linha, os tipos de nobreaks podem ter variações como: conectar ao computador para monitorar a rede elétrica e o consumo do equipamento; emissão de alertas por e-mail quando a energia cai; programar os computadores ligados a ele para desligarem após certo tempo sendo alimentados pelo nobreak; entre outros.

Cada tipo de nobreak funciona de maneira específica e tem suas vantagens sobre determinadas situações. É importante conhecer as diferenças para escolher o mais adequado para a sua empresa e para preservar os equipamentos e as operações em progresso.

Entre em contato com a Network Energy, podemos lhe apresentar uma excelente solução com o melhor custo benefício.




Logo da Network Energy