Entre em contato:
Telefone da Network Energy (11) 4970-3608
Whatsapp da Network Energy (11) 98299-6387
E-mail:
Email da Network Energy comercial@networkenergy.com.br
HOME
QUEM SOMOS
SERVIÇOS
PRODUTOS
BLOG
CONTATO

Bateria para nobreak: entenda as diferenças

Você conhece os diferentes tipos de bateria para nobreak, quais os usos recomendados para cada uma e como aproveitar ao máximo sua vida útil?

As baterias não são todas iguais. A composição química muda, assim como muda a indicação de uso de cada uma.

Os dois tipos mais comuns que podem gerar dúvida são as baterias estacionárias e automotivas.

Em vista dos componentes químicos presentes em cada bateria e com qual finalidade são produzidas, cada tipo de equipamento elétrico ou eletrônico também exige diferentes tipos de bateria de nobreak.

Saiba agora a diferença entre baterias estacionárias e automotivas e para que cada uma serve.

Baterias estacionárias para nobreak

As baterias estacionárias são fabricadas para serem utilizadas, como o nome já diz, paradas. Elas oferecem corrente constante, podem ser descarregadas várias vezes, suportando descargas profundas. São feitas com materiais internos nobres e duram mais tempo.

Bateria para nobreak: imagem da bateria Freedom Heliar.

Por oferecerem uma corrente menor, porém constante, são indicadas para uso em nobreaks, luzes de emergência, alarmes, sistemas fotovoltaicos, sistemas de energia eólica, entre outros. Ou seja, equipamentos que necessitam de carga ininterrupta. Esse tipo de bateria apresenta menor risco de vazamentos e explosões.

O mais indicado é que funcione em ambientes com temperatura a 25ºC para preservar sua vida útil. Cada grau acima do recomendado diminui a vida útil da bateria, fazendo com que um equipamento que normalmente duraria 10 anos, dure apenas metade desse tempo.

Portanto, o ambiente onde a bateria se encontra deve ter ar condicionado de precisão e este também deve estar ligado a um nobreak para não haver o risco de oscilação da temperatura e consequente degradação da bateria.

Baterias seladas VRLA para nobreak

A bateria selada VRLA (Valve Regulated Lead Acid) é um tipo de bateria estacionária. Esse tipo de bateria possui composição de chumbo-ácido e, por possuir um sistema de regulação de pressão, a emissão de gases tóxicos no ambiente é ínfima. Assim, não há problema utilizá-la em locais fechados, como escritórios, por exemplo.

Seu uso é recomendado para equipamentos que precisem de carga constante, assim como as baterias estacionárias regulares: sistemas de segurança, instalações de energia eólica e solar e, também, em equipamentos médicos. A diferença é que a bateria selada VRLA pode ser movimentada e utilizada em diferentes posições.

Dependendo das condições de uso e armazenamento, sua vida útil gira em torno de 5 a 10 anos.

Bateria para nobreak: engenheiro analisando uma indústria.

Esse tipo de bateria possui grande autonomia e exige menos manutenção. No entanto, é imprescindível que seja adquirida por uma empresa especializada e de confiança para assegurar a qualidade do material. Consulte a Network Energy!

Baterias automotivas para nobreak

Apesar de terem visual semelhante às estacionárias, as baterias automotivas têm algumas diferenças: não são feitas para ficarem imóveis e liberam uma grande quantidade de energia ao serem ativadas.

Desse modo, elas fornecem a energia necessária para ligar um veículo. A descarga máxima para esse tipo de bateria é de 10% de sua capacidade total.

Sua composição é basicamente água e ácido sulfúrico, e precisa estar em constante uso para que tenha um melhor desempenho. Nesse caso, a água e o ácido sulfúrico precisam estar sempre misturados para que a bateria funcione.

Quando um veículo passa muito tempo sem ser utilizado, os componentes se separam e o ácido tende a ficar na parte de baixo do equipamento. Assim, os componentes da bateria que ficam em contato com o ácido se desgastam, diminuindo sua vida útil.

Além disso, como em outros tipos de bateria para nobreak, ela libera gases tóxicos, não sendo recomendada para uso em equipamento elétricos e eletrônicos e ambientes fechados.

No caso dos veículos, esses gases se dissipam rapidamente e oferecem menor risco por não estarem dentro do carro, junto com os passageiros.

Para preservar a vida útil de uma bateria, é importante atentar-se às condições de temperatura recomendadas, assim como ciclos de carga e descarga de cada tipo, e não as expor a condições que possam prejudicar o material, como umidade, em alguns casos.

Bateria para nobreak: mecânico verificando uma bateria automotiva.

Ainda, utilizá-las de modo adequado preserva sua durabilidade. Uma bateria automotiva até pode funcionar em um nobreak, por exemplo, mas sua vida útil será mínima se comparada a uma bateria estacionária devido ao constante fornecimento de carga.

Por existirem diferentes tipos de bateria de nobreak, procure sempre um fornecedor qualificado, que entenda as especificidades técnicas e saiba indicar a melhor forma de uso, manutenção e cuidados para que você possa aproveitar ao máximo o desempenho do equipamento.




Logo da Network Energy