Entre em contato:
Telefone da Network Energy (11) 4970-3608
Whatsapp da Network Energy (11) 98299-6387
E-mail:
Email da Network Energy comercial@networkenergy.com.br
HOME
QUEM SOMOS
SERVIÇOS
PRODUTOS
BLOG
CONTATO

Dicas de instalação elétrica para um novo projeto

Quando o assunto é reforma, mudança ou construção, tudo começa com um projeto. Todos os detalhes devem ser estudados, conferidos e aprovados. Não seria diferente com a instalação elétrica. Você está iniciando um novo projeto? Confira nossas dicas de instalações elétricas para não ter surpresas quando tudo sair do papel.

A importância do projeto elétrico

Menos tomadas do que o necessário, mal sinalizadas em relação a voltagem ou localizadas em locais inadequados. Quem nunca enfrentou esses tipos de problema? São algumas das coisas que podem ser prevenidas por um projeto elétrico bem feito e bem executado.

A primeira dica de instalação elétrica é começar pelo projeto feito por um profissional qualificado. A dica parece simples, mas o projeto leva em conta o número de usuários da rede, seja em uma residência ou estabelecimento comercial, além dos tipos de equipamentos que serão conectados, frequência de uso e normas corretas para fazer a instalação, nesse caso indicadas pela NBR 5410.

Dicas de instalação elétrica para um novo projeto: profissional instalando fiação elétrica.

O projeto representa graficamente a disposição de todas as tomadas, interruptores e demais instalações, como o quadro de distribuição de energia e circuitos. Por isso, é importante segui-lo.

Além da disposição das instalações, o projeto considera materiais a serem utilizados e potências dos pontos de eletricidade distribuídos.

Uma instalação elétrica mal feita pode prejudicar o bom funcionamento dos aparelhos, sobrecarregar a rede e até mesmo colocar em risco as pessoas que a utilizam pela ocorrência de choques e incêndios.

Ainda pode haver prejuízo financeiro com compra equivocada ou desnecessária de materiais e reflexo na conta de consumo de energia, com a má utilização de equipamentos e instalação incorreta, é importante que o profissional realize uma análise de qualidade de energia para evitar esses transtornos.

Cuidados básicos de segurança

Outra dica de instalação elétrica é em relação à segurança. Quando o assunto é energia elétrica, todo cuidado é pouco e necessário.

Comece pelo armazenamento dos materiais que serão utilizados no projeto. Mantenha-os em local isolado de calor intenso e contato com água, uma vez que podem ser danificados e provocar choques.

Compre somente materiais com qualidade comprovada, já que materiais de baixa qualidade e sem certificação podem comprometer todo o funcionamento e, também, colocar o local em risco. O barato pode sair muito caro.

Os cuidados de segurança valem para manutenções e reparos: desligue o quadro de energia para não sofrer uma descarga elétrica. Nesse caso, o recomendado é que o quadro de energia indique qual chave corresponde a qual circuito. Os quadros antigos, com apenas uma chave geral, podem provocar descargas elétricas quando manuseados.

Dicas de instalação elétrica para um novo projeto: engenheiro trabalhando.

Outro item importante para a segurança é o aterramento. Ele diminui a variação da tensão da rede elétrica, além de prevenir choques e, assim, aumentar a vida útil dos aparelhos.

Passo a passo

Agora que você já sabe a importância de uma instalação elétrica bem feita, confira dicas para que ela funcione perfeitamente.

  1. O primeiro passo para um bom projeto elétrico é a medição de todos os cômodos da casa. Assim, será possível determinar a quantidade de tomadas e pontos de iluminação.
  2. A NBR 5410 também determina quantos pontos de luz os cômodos devem ter de acordo com a sua metragem, assim como a potência de cada ponto e quantidade de tomadas. Em banheiros, por exemplo, deve haver ao menos uma tomada junto ao lavatório. Cozinhas, copas e afins devem ter ao menos uma tomada a cada 3,5 metros. Cada tipo de cômodo tem sua especificação, é imprescindível consultar as normas.
  3. Após essa etapa, será possível saber qual a potência total da sua instalação, que leva em conta todos os pontos de iluminação, tomadas e tipos de equipamentos utilizados, para então determinar qual o tipo de fornecimento, que pode ser monofásico, bifásico e/ou trifásico.
  4. Após a fase de cálculo da potência total, é a vez de separar os circuitos determinando quais serão para tomada e quais serão para iluminação, e especificar a corrente de cada um. Depois, é preciso definir os dispositivos de proteção.
  5. O quadro de distribuição deve ser instalado em local de fácil acesso aos moradores ou frequentadores do local e próximo ao medidor da empresa responsável pela leitura.
  6. Com tudo em mãos, e projeto feito, é hora de fazer os orçamentos e comprar os materiais.

Com essas dicas de instalação elétrica, você poderá tomar as melhores decisões para que seu projeto seja executado da melhor forma possível, garantindo que tudo funcione adequadamente e sem riscos aos usuários do local.

Entre em contato com a Network Energy, podemos lhe apresentar uma excelente solução com o melhor custo benefício.




Logo da Network Energy