Entre em contato:
Telefone da Network Energy (11) 4970-3608
Whatsapp da Network Energy (11) 98299-6387
E-mail:
Email da Network Energy comercial@networkenergy.com.br
HOME
QUEM SOMOS
SERVIÇOS
PRODUTOS
BLOG
CONTATO

Equipamentos elétricos danificados: por quê?

Equipamentos elétricos danificados podem ser um grande transtorno dependendo de qual sua utilidade. Geladeiras, computadores, máquinas, entre outros, representam um grande prejuízo em dinheiro para serem consertados ou substituídos.

Os seus equipamentos elétricos sofrem danos com frequência? Confira algumas possíveis causas para isso acontecer!

Problemas na rede de energia elétrica

Entre as causas mais comuns que provocam defeitos, estão os problemas na rede de energia. Podem ser causados por oscilações na tensão ou apagões.

As oscilações podem vir em decorrência de quedas de tensões por um período de tempo, ou aumentos repentinos na tensão da rede, causados por raios ou retomada do fornecimento. Nesses momentos, contar com um estabilizador de energia é fundamental para proteger seus equipamentos.

Nestes casos, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, é possível pedir o ressarcimento do aparelho pela distribuidora de energia por meio dos canais de relacionamento da empresa.

Equipamentos elétricos danificados: profissional instalando fiação elétrica.

A solicitação pode ser feita em até 90 dias depois da ocorrência, e a distribuidora deve averiguar o equipamento no máximo em 10 dias corridos, depois da solicitação ter sido feita.

O aparelho só deve ser consertado pelo consumidor caso esta seja a orientação da distribuidora.

Depois de verificar o aparelho, a distribuidora tem 15 dias para informar ao consumidor o resultado da avaliação.

Caso seja comprovada a responsabilidade da distribuidora, o ressarcimento deve ser feito em até 20 dias, em dinheiro, para providenciar o conserto do aparelho ou o substituir.

A distribuidora pode negar o ressarcimento do aparelho nos seguintes casos:

  • Se comprovado que não houve perturbação na rede elétrica;
  • Se o consumidor providenciar o conserto antes do fim do prazo da verificação e sem o consentimento da distribuidora;
  • Se o dano tiver sido causado por mau uso do aparelho ou defeitos de fabricação, entre outras causas.

De qualquer forma, é importante atentar-se aos prazos estabelecidos pela ANEEL para que os equipamentos elétricos danificados sejam ressarcidos.

Tempo de vida útil

Por mais que os aparelhos sejam corretamente utilizados e conservados, todos, naturalmente, têm um tempo de vida útil limitado. A vida útil é a estimativa de tempo que um equipamento elétrico pode ser usado de forma rentável de acordo com a função para qual ele foi fabricado.

Para quem possui uma empresa ou estabelecimento comercial, uma boa alternativa para evitar ficar sem um equipamento importante quando a vida útil dele acaba é optar pelo aluguel. A relação custo-benefício para a locação de Nobreaks, por exemplo, é muito vantajosa quando comparada com a necessidade de compra para reposição.

Equipamentos elétricos danificados: engenheiro trabalhando.

O mau uso do equipamento também faz com que ele seja danificado ou pare de funcionar antes do previsto, além de impossibilitar sua troca ou conserto pela garantia. Assim, todos os equipamentos elétricos têm sua vida útil preservada e até mesmo prolongada quando utilizados de forma correta.

Condições climáticas

Nas épocas mais quentes do ano, é comum que as chuvas sejam mais intensas e acompanhadas de raios. Tais descargas elétricas, quando atingem a rede de distribuição elétrica, causam queda de energia e apagões, que podem danificar os equipamentos.

Ao cair na rede elétrica, um raio procura o caminho do aterramento até ser descarregado no solo, “passeando” pela fiação. Sua descarga elétrica joga na rede uma tensão muito maior do que os aparelhos podem suportar, e são capazes de percorrer grandes distâncias.

Algumas medidas simples podem ajudar na proteção dos equipamentos, como por exemplo, ter uma instalação elétrica feita de forma adequada, de acordo com a normas regulamentadoras, assim como o aterramento feito de modo correto.

Para conferir ainda mais proteção aos equipamentos, você pode instalar um aparelho chamado DPS, que funciona em casos de quedas de raios e variação de tensão na rede. Caso um raio caia na rede, o DPS corta o circuito de energia, fazendo com que o raio percorra apenas o caminho do aterramento.

Se você não tem esse tipo de equipamento ou aterramento, retirar todos os equipamentos da tomada quando perceber muitos raios no céu é uma medida eficaz de proteção.

Projeto elétrico

A falta de um projeto elétrico, ou um projeto mal feito, também podem danificar seus equipamentos. Isso porque o projeto é realizado levando em consideração diversos fatores, como:

  • Tamanho dos ambientes para definir quantidade de tomadas e pontos de luz;
  • Quantidade de equipamentos que serão utilizados em um mesmo momento;
  • Voltagem dos equipamentos, tomadas e pontos de luz;
  • Posicionamento do quadro de luz, interruptores, lâmpadas, tomadas e circuitos.

Um projeto mal feito acarreta uma instalação elétrica mal feita, podendo causar sobrecarga nos equipamentos, na instalação e causar danos graves. As consequências vão de danos aos aparelhos, até curtos-circuitos e incêndios.

Por isso, é imprescindível que o projeto seja feito por uma empresa especializada e de confiança, siga as nossas dicas de instalaçao elétrica para que ela seja realizada com sucesso.

Seja qual for o motivo dos seus equipamentos elétricos serem danificados com frequência, procure saber quais as medidas preventivas necessárias e como minimizar os danos para eliminar os prejuízos financeiros e preservar a segurança do local.




Logo da Network Energy