Entre em contato:
Telefone da Network Energy (11) 4970-3608
Whatsapp da Network Energy (11) 98299-6387
E-mail:
Email da Network Energy comercial@networkenergy.com.br
HOME
QUEM SOMOS
SERVIÇOS
PRODUTOS
BLOG
CONTATO

Como saber quando trocar a bateria do nobreak

Como saber quando trocar a bateria do nobreak? Esta é uma pergunta comum, e saber a resposta é muito importante para não ser pego de surpresa pelo sinal sonoro do equipamento indicando que a hora chegou, ou perceber que os aparelhos não permaneceram ligados após uma queda de energia.

A resposta genérica para o tempo de troca da bateria de um nobreak é de 3 a 5 anos. Mas, existem uma série de fatores que influenciam na vida útil da bateria e podem causar variações nesse intervalo de tempo.

Conheça alguns deles agora!

Importância do nobreak para funcionamento da empresa

Você é do tipo que espera até um equipamento emitir sinais de que está falhando ou de que precisa de manutenção para lidar com o problema?

Os nobreaks são muito importantes para o funcionamento de uma empresa. Esse tipo de equipamento estabiliza a tensão que chega da rede elétrica antes de abastecer os aparelhos conectados a ele e possuem uma bateria interna que mantém os aparelhos em funcionamento em caso de interrupção do abastecimento de energia elétrica.

Como saber quando trocar a bateria do nobreak: imagem de um nobreak.

Existem diferentes tipos de nobreak, mas o fornecimento de energia pela bateria interna é uma constante e, portanto, principal função do nobreak.

Se você optar por aguardar os avisos emitidos pelo equipamento para realizar a troca da bateria, pode estar sujeito à disponibilidade do material pelos fornecedores, correndo o risco de ficar sem um equipamento em operação até realizar a troca. Além disso, o desligamento brusco dos aparelhos pode diminuir sua vida útil e causar danos.

Além dos alertas sonoros e luminosos sobre o fim da vida útil das baterias do nobreak, observe se a autonomia conferida aos equipamentos diminuiu.

Caso a resposta seja sim, também é um sinal de que está na hora de trocar a bateria.

A influência dos fatores externos

Além do consumo da carga da bateria, os fatores externos influenciam em quando trocar a bateria do nobreak.

A temperatura é um dos fatores, assim como a umidade. Temperaturas muito altas danificam os equipamentos, causando superaquecimento, que pode acarretar o desligamento do aparelho.

Outro fator é a limpeza do local onde o nobreak fica. As partículas de sujeira podem causar muitos danos aos equipamentos. O próprio funcionamento do aparelho pode ser um fator de risco. Deixar o nobreak fora da tomada, por exemplo, também diminui a vida útil da bateria.

Certifique-se de seguir as recomendações de uso do fabricante para preservar o seu nobreak.

Tipos de bateria

Assim como existe mais de um tipo de nobreak, existe mais de um tipo de bateria. Elas podem ser classificadas em baterias estacionárias e seladas.

Como saber quando trocar a bateria do nobreak: profissional verificando nobreak.

Baterias estacionárias

As baterias estacionárias, como o próprio nome diz, devem ficar imóveis, não foram feitas para serem usadas em movimento. Elas fornecem corrente constante, acumulam bastante carga e suportam descargas profundas.

Por fornecerem carga constante, são mais recomendadas para equipamentos que não podem ficar inoperantes, como luzes de emergência, alarmes de incêndio, sistemas de energia eólica, entre outros. Uma de suas vantagens é que apresenta baixo risco de explosões e vazamentos.

Baterias seladas

Já as baterias seladas não apresentam risco de vazamento dos líquidos internos, por isso podem ser movidas quando necessário. Outro benefício desse tipo de bateria é que podem ser usadas em locais fechados, como escritórios, sem apresentar riscos para as pessoas que estão no ambiente.

Também necessita de menos manutenções e sua vida útil é longa, ultrapassando os 5 anos. Mas, e as baterias automotivas? Muitas pessoas podem ter essa dúvida, sobre a utilização desse tipo de bateria em nobreaks. Elas podem ser visualmente semelhantes, mas são as menos recomendadas para o uso em nobreaks.

Baterias automotivas

As baterias automotivas não foram feitas para ficarem paradas, além de liberarem uma carga muito grande quando acionadas, e gases que podem ser tóxicos quando liberados em ambientes fechados.

As baterias automotivas não suportam o longo ciclo de carga e descarga que as baterias indicadas para nobreaks suportam, e seus líquidos internos se separam quando ficam muito tempo sem uso, causando a diminuição da vida útil e até deterioração dos outros componentes da bateria.

O mais indicado para escolher a bateria ideal para o seu nobreak é contar com a ajuda de uma empresa especializada, que pode auxiliar na escolha do modelo, manutenções periódicas e quando trocar a bateria do nobreak. Conte conosco!




Logo da Network Energy