Entre em contato:
Telefone da Network Energy (11) 4970-3608
Whatsapp da Network Energy (11) 98299-6387
E-mail:
Email da Network Energy comercial@networkenergy.com.br
HOME
QUEM SOMOS
SERVIÇOS
PRODUTOS
BLOG
CONTATO

Reparo de nobreak monofásico

Todo equipamento eletrônico está sujeito a danos e pode precisar de consertos. Além do estresse gerado, é preciso também decidir se vale a pena enviar para a assistência técnica ou comprar um equipamento novo. A Network Energy pode lhe ajudar neste sentido, realizamos orçamentos de reparos de nobreaks sem custos.

Nesse caso, vamos falar sobre o reparo de nobreak monofásico.

Nobreak, ou UPS (Fonte de Energia Ininterrupta, traduzido da sigla em inglês), é um aparelho que regula a voltagem e pureza da energia que chega da rede elétrica e vai para os equipamentos conectados a ele. Ele também é responsável por continuar fornecendo energia a esses mesmos equipamentos em caso de interrupção repentina do fornecimento da rede.

Saiba mais sobre a diferença entre nobreak monofásico e trifásico e se o reparo compensa.

Reparo de nobreak monofásico: profissionais discutindo sobre o reparo de um nobreak.

Diferença entre nobreak monofásico e trifásico

A escolha do nobreak sempre passa pelo projeto elétrico do local onde ele será instalado e dos aparelhos que serão conectados a ele.

A energia monofásica é aquela encontrada em qualquer residência, nas tomadas comuns. A tensão varia de 127V a 220V e a soma de todos os aparelhos conectados na rede pode chegar a 8.000 watts.

A energia trifásica pode variar de acordo com a concessionária que distribui a energia, de 220V até 480V. A soma de todos os equipamentos conectados pode ir de 25.000 watts a 500.000 watts por módulo.

Uma das vantagens é que há maior balanceamento da carga, o que torna o sistema mais estável. É mais comum ser usada por indústrias e grandes escritórios.

A escolha do nobreak, portanto, passa pelo mesmo critério: tipo de uso (casa, pequenas empresas ou grandes indústrias) e quantidade de equipamentos ligados a ele.

Sempre conte com o auxílio de um fornecedor especializado na hora de fazer o planejamento elétrico de um espaço e comprar esse tipo de equipamento.

Reparo de nobreak monofásico

Se o seu nobreak monofásico apresentou falha ou dano, é preciso levar uma série de fatores em consideração antes de decidir fazer o reparo ou trocar por um aparelho novo. Avalie primeiramente se ainda está na garantia, o tempo de uso dele, vida útil, custo e consumo de energia antes de levá-lo para o conserto.

No caso de o equipamento estar dentro do período coberto pela garantia, verifique se o defeito apresentado por ele está previsto em contrato.

Se a garantia não for mais válida, verifique o tempo de uso. A vida útil de um nobreak varia de acordo com o modelo, sempre se informe na hora da compra. Se o seu nobreak monofásico estiver em uso por tempo próximo ao fim de sua vida útil, talvez seja a hora de pensar na troca dele, em vez do reparo.

Se o seu equipamento estiver em uso há bastante tempo, avalie também a diferença de preço entre o conserto e um equipamento novo, além de considerar o consumo de energia de um nobreak mais atualizado.

Reparo de nobreak monofásico: imagem de um nobreak.

Para decidir pelo reparo do seu nobreak monofásico, faça as contas do custo da mão de obra, troca da peça com defeito e logística. O reparo compensa se o valor dessa conta for inferior a 50% do valor de um produto novo.

Além disso, em alguns casos o local onde foi feito o reparo também oferece uma garantia. Se o seu nobreak apresenta falhas constantemente, por mais barato que seja o custo do reparo, é ideal trocá-lo por um equipamento novo.

Lembre-se: as baterias internas duram de 2 a 5 anos, portanto, se planeje para arcar com esse custo dentro deste período.

Escolhendo um nobreak novo

Como mencionamos anteriormente, na hora de escolher um nobreak novo considere o projeto elétrico do local, e se o uso será doméstico ou comercial.

Saiba também antecipadamente quais equipamentos serão ligados a ele, para comprar um equipamento com a potência correta. Conectar mais equipamentos do que o suportado pelo nobreak diminui a vida útil de sua bateria interna.

Após definir a capacidade do nobreak, avalie os modelos de nobreak, que se classificam entre off-line, linha interativa e online.

As diferenças entre eles são a existência da função de estabilizar a voltagem da energia fornecida pela rede elétrica e a forma como ele é acionado em caso de queda de energia. Os valores dos nobreaks irão variar de acordo com a tecnologia do aparelho, potência e funções exercidas por ele.

Como você pôde perceber, a decisão pelo reparo do nobreak monofásico passa por uma série de fatores, por isso é importante contar com um profissional técnico na tomada de decisão. Toda informação adquirida será útil na hora da compra, reparo ou troca do seu equipamento.




Logo da Network Energy